CNCDA publica documentos da 10ª Reunião plenária

No ano em que se celebrou pela primeira vez o Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares, decretado pela ONU em dezembro de 2019, a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), coordenada pelo GPP, desenvolveu um conjunto de iniciativas, destaca-se a realização da 10ª Reunião Plenária da Comissão, que contou com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e decorreu em sessão pública, com transmissão em Livestreaming. (reveja a sessão)

 

A agenda da reunião incluiu o lançamento do Selo distintivo da CNCDA, destinado a todas as entidades, públicas e privadas, que desenvolvam iniciativas que visem Prevenir, Evitar ou Medir o desperdício alimentar.


Durante a sessão foram apresentados e debatidos os resultados do Questionário, relativo aos efeitos da pandemia ao nível do desperdício alimentar, que esteve on-line entre os dias 14 de agosto e 11 de setembro e que obteve mais de 2800 respostas, de entidades representativas de todos os segmentos da cadeia agroalimentar, incluindo consumidores e instituições particulares de solidariedade social.

Nesta ocasião, foi também apresentado o movimento cívico nacional "Unidos Contra o Desperdício", que reúne vários membros e entidades da sociedade civil, entre as quais a CNCDA.

 

A CNCDA foi criada através do Despacho, da Presidência do Conselho de Ministros, n.º 14202-B/2016, de 25 novembro, com a missão de promover a redução do desperdício alimentar, através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, propondo uma Estratégia Nacional e um Plano de Ação do Combate ao Desperdício Alimentar.

Assente em 3 objetivos estratégicos, Prevenir, Reduzir e Monitorizar, a Estratégia é implementada pelas várias entidades que compõem a CNCDA, desenvolvendo-se em 9 objetivos operacionais que se concretizam em 14 medidas, cada uma delas com uma ou mais iniciativas.

Os trabalhos desta Comissão estão alinhados com o cumprimento do Objetivo 12.3 de Desenvolvimento Sustentável de reduzir em 50% o desperdício alimentar até 2030.

 

Combater o desperdício alimentar é uma tarefa de todos, uma responsabilidade do produtor ao consumidor. Um compromisso que exige concertação, sinergia e envolvimento.

  Consulte a  Brochura

Contactos

Data de atualização

17-11-2022

 

Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

CNCDA - República Portuguesa

w3cvalidhtml5png