Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar assinala o Dia Internacional da Consciencialização sobre as perdas e desperdício alimentares 

Em dezembro de 2019, a ONU declarou o dia 29 de setembro como Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares.

No ano em que esta data é celebrada pela primeira vez, a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) coordenada pelo GPP, desenvolve um conjunto de iniciativas, de que se destacam a realização da 10ª Reunião Plenária da Comissão, que contará com a presença da Ministra da Agricultura, a decorrer em sessão pública (com transmissão on-line)

  •  O acesso à sessão pública será disponibilizado aqui (29 setembro a partir das 15h)

A agenda da reunião inclui o lançamento do Selo distintivo da CNCDA, destinado a todas as entidades públicas e privadas que desenvolvam iniciativas que visem prevenir, evitar ou medir o desperdício alimentar.
Durante a sessão serão debatidos os resultados do questionário que esteve on-line entre os dias 14 de agosto e 11 de setembro relativo aos efeitos da pandemia ao nível do desperdício alimentar, e que acolheu a atenção de mais de 2800 respostas de entidades representativas de todos os elos da cadeia agroalimentar, incluindo consumidores e instituições particulares de solidariedade social.
Nesta ocasião, será ainda apresentado um novo movimento contra o desperdício alimentar em Portugal que reúne várias entidades entre as quais a CNCDA.

A CNCDA foi criada através do Despacho n.º 14202-B/2016, de 25 novembro 2016 da Presidência do Conselho de Ministros n.º com a missão de promover a redução do desperdício alimentar, através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, propondo uma Estratégia Nacional e um Plano de Ação do Combate ao Desperdício Alimentar.

Assente em 3 objetivos estratégicos, prevenir, reduzir e monitorizar, a Estratégia é implementada pelas várias entidades que compõem a CNCDA, desenvolvendo-se em 9 objetivos operacionais que se concretizam em 14 medidas, cada uma delas com uma ou mais iniciativas.

Os trabalhos desta Comissão estão alinhados com o cumprimento do Objetivo 12.3 de Desenvolvimento Sustentável de reduzir em 50% o desperdício alimentar até 2030.

Combater o desperdício alimentar é uma tarefa de todos, uma responsabilidade do produtor ao consumidor. Um compromisso que exige concertação, sinergia e envolvimento.

Ver mais informação | Ver Brochura

Contactos

Data de atualização

08-04-2024

 

Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

CNCDA - República Portuguesa

w3cvalidhtml5png