Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares | 29 de setembro

29/09/2021

Hoje, dia 29 de setembro, assinala-se pela 2ª vez o Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares.

Uma data decretada em 2020 pela ONU, para alertar para o impacto deste problema e a urgência em termos de sustentabilidade, que se reflete na sua inclusão nos desígnios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 12.3), com a meta de reduzir em pelo menos 50% o desperdício alimentar até 2030 no retalho e no consumidor, bem como as perdas alimentares ao longo de toda a cadeia agroalimentar. Esta pretensão é acompanhada pela União Europeia, que incluiu no pacote “Economia Circular” e na Estratégia do Prado ao Prato a redução das perdas e desperdício alimentares.

Em 2020, a data foi assinalada pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) com a realização de uma reunião plenária pública, que contou com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. Nessa ocasião, foi efetuado o lançamento do Selo distintivo da CNCDA (um selo destinado a todos os que contribuem para a prevenção, redução e monitorização do desperdício alimentar), divulgados os resultados do inquérito lançado pela CNCDA sobre o impacto da pandemia ao nível do desperdício alimentar e apresentado o Movimento Unidos Contra o Desperdício, do qual a CNCDA é membro fundador.

Este ano, a CNCDA associa-se ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, numa ação de consciencialização que envolve o lançamento de uma campanha de comunicação e sensibilização à escala nacional e um evento presencial, sob o mote Unidos Contra o Desperdício, num compromisso com as gerações futuras, que conta com a presença de S. Excelência o Presidente da República e da Senhora Ministra da Agricultura. O evento inclui 3 painéis temáticos: O Privado, o Social e o Público Unidos Contra o Desperdício (com a participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes), Marcas unidas Contra o Desperdício e Compromisso de Sustentabilidade da Distribuição Alimentar. A sessão será encerrado por S. Excelência o Presidente da República, com um apelo ao compromisso coletivo, seguindo-se um cocktail confecionado com excedentes alimentares e dinamizado pela CNCDA.

A Organização das Nações Unidas (ONU), no rescaldo da recente Cimeira dedicada aos Sistemas Agroalimentares que decorreu no passado dia 23 de setembro, organiza uma mesa redonda em que participam os chefes da FAO e da UNEP, bem como representantes da União Europeia, para destacar a necessidade urgente de acelerar a ação coletiva para reduzir a perda e o desperdício de alimentos, num apelo claro à ação do setor público (autoridades nacionais e locais), do privado (empresas, incluindo produtores), bem como dos cidadãos, para priorizar ações e avançar com a inovação, que permitam reduzir a perda e o desperdício de alimentos e contribuir para restaurar e reconstruir sistemas agroalimentares mais sustentáveis.

Já a Comissão Europeia assinala a data com o lançamento de uma nova plataforma de prevenção das perdas e desperdício alimentares, a qual funcionará como um balcão único, acessível a todos os operadores económicos preocupados com esta temática. Será um espaço dedicado à partilha de informação, com áreas dedicadas a cada Estado Membro e em que se podem encontrar novidades sobre projetos e soluções na área da prevenção e redução do desperdício alimentar.

 

Para aceder à plataforma de prevenção das perdas e desperdício alimentares: https://ec.europa.eu/food/safety/food_waste/eu-food-loss-waste-prevention-hub/
#FoodWasteEU #EUFLWPHub #FLWDay

 

Contactos

Data de atualização

23-11-2021

 

Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

CNCDA - República Portuguesa

w3cvalidhtml5png