Estudo de Segmentação de Consumidores - 2025
Entre junho de 2024 e março de 2025 foi realizado um estudo de segmentação de consumidores na UE, em que se avaliaram os comportamentos dos consumidores relativamente ao desperdício de alimentos e às menções relativas às datas de validade dos alimentos.
O relatório Consumer segmentation study and date marking inclui uma revisão da literatura de estudos semelhantes e uma análise das respostas a um inquérito, realizado a mais de 25 000 consumidores de todos os países da EU, sobre a forma como gerem os alimentos diariamente.
Considerando a motivação e as atitudes dos consumidores em relação à gestão de alimentos, desperdício de alimentos e às datas de validade, o estudo identificou três tipos de consumidores e fornece recomendações personalizadas para ações que ajudem a reduzir o desperdício alimentar em cada caso, as quais se encontram resumidas neste folheto.
Os três perfis de consumidores identificados pelo estudo são:
- Consumidores despreocupados: pessoas que frequentemente desperdiçam alimentos, principalmente motivadas por interesse pessoal e conveniência.
- Consumidores pragmáticos: pessoas que desperdiçam alimentos ocasionalmente, principalmente motivadas por considerações práticas.
- Consumidores conscientes: pessoas que desperdiçam alimentos ocasionalmente, motivadas por considerações holísticas (ambientais, éticas, etc.).
Embora a distribuição de cada um destes perfis de consumidores seja distinta em cada país da UE, todos os consumidores mostraram um baixo nível de compreensão em relação às menções relativas às datas de validade dos alimentos.
Veja o vídeo aqui, selecionando as legendas em Português..