Painel dos Cidadãos Europeus sobre desperdício alimentar | Última reunião│10 a 12 de fevereiro de 2023

 

A terceira e última reunião do Painel dos Cidadãos Europeus dedicada ao desperdício alimentar vai decorrer entre os dias 10 e 12 de fevereiro, em Bruxelas. Nesta reunião irão ser apresentadas à Comissão Europeia as conclusões dos debates e recomendações dos cidadãos.

O objetivo destes encontros é promover a trocar pontos de vista com os cidadãos e aproveitar as suas ideias sobre a forma de intensificar a ação para reduzir o desperdício alimentar na UE. O resultado deste painel serão as recomendações dos cidadãos para apoiar o trabalho da Comissão sobre desperdício alimentar, incluindo a proposta legislativa de estabelecer metas de redução do desperdício alimentar na UE. As recomendações dos cidadãos servirão também de guia para ajudar os Estados-Membros a alcançar os objetivos de redução do desperdício alimentar da UE.

Os Painéis de Cidadãos são uma proposta da Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen , que pretende ouvir os cidadãos antes de certas propostas legislativas. Esta ideia foi lançada na Conferência sobre o Futuro da Europa, com o intuito de reforçar a participação dos cidadãos na construção da UE. E o primeiro tema escolhido para um Painel de Cidadãos foi o Desperdício Alimentar.

 Aceda a mais informação sobre esta iniciativa da Comissão Europeia e saiba como são selecionados os participantes aqui.

Contactos

Data de atualização

21-06-2024

 

Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

CNCDA - República Portuguesa

w3cvalidhtml5png