2.ª Reunião do Painel dos Cidadãos Europeus sobre desperdício alimentar

 

A segunda reunião do Painel dos Cidadãos Europeus dedicada ao desperdício alimentar vai decorrer entre o dia 20 e o dia 22 de janeiro, por videoconferência. Consulte a agenda do encontro.

O objetivo destes encontros é promover a trocar pontos de vista com os cidadãos e aproveitar as suas ideias sobre a forma de intensificar a ação para reduzir o desperdício alimentar na UE. O resultado deste painel serão as recomendações dos cidadãos para apoiar o trabalho da Comissão sobre desperdício alimentar, incluindo a proposta legislativa de estabelecer metas de redução do desperdício alimentar na UE. As recomendações dos cidadãos servirão também de guia para ajudar os Estados-Membros a alcançar os objetivos de redução do desperdício alimentar da UE.

Os Painéis de Cidadãos são uma proposta da Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen , que pretende ouvir os cidadãos antes de certas propostas legislativas. Esta ideia foi lançada na Conferência sobre o Futuro da Europa, com o intuito de reforçar a participação dos cidadãos na construção da UE. E o primeiro tema escolhido para um Painel de Cidadãos foi o Desperdício Alimentar.

A primeira reunião decorreu entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2022 e reuniu cerca de 150 cidadãos (selecionados aleatoriamente e representativos da diversidade da UE). Pode encontrar um resumo dessa primeira reunião do painel aqui.

A 3.ª reunião do Painel de Cidadãos irá realizar-se em fevereiro de 2023.

Contactos

Data de atualização

08-04-2024

 

Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

CNCDA - República Portuguesa

w3cvalidhtml5png