Green Chef 7 já tem vencedores

 

A 7ª Edição do Green Chef já encontrou as melhores receitas do ano letivo 2022/2023.

Com o pão a assumir o papel principal, as crianças e os jovens das escolas portuguesas foram convidados a serem “chefs”, produzindo vídeos originais e criativos que demonstrassem como é possível dar uma nova vida a alimentos que de outro modo iriam para o caixote do lixo doméstico. A escolha de receitas saudáveis e sustentáveis, e o peso que estas poderiam ter no equilíbrio do orçamento familiar, foram outros fatores a ter em conta na confeção e apreciação das mesmas.

Todos os trabalhos foram criteriosamente analisados e reconhecidos por um Júri presidido pela DECO e constituído por representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e Direção-Geral da Educação.

Os grandes vencedores desta edição foram:

  • Escalão A (alunos do 1.º CEB): equipa “As Joaninhas da Toca”, da Escola Básica de Aldeia de Joanes, no Fundão, com uma receita de alheira de coelho e puré de maçã.
  • Escalão B (alunos do 2.º e 3.º CEB): equipa “DRS”, da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, em Paredes, com uma receita de sopa seca.
  • Escalão C (alunos do secundário): equipa “Lima CHEFS”, da Escola Secundária de Ponte de Lima, com uma receita de rabanadas no forno.

O Green Chef é uma iniciativa da DECOJovem que convida crianças e jovens a confecionarem receitas culinárias a partir de sobras de refeições e de alimentos, incentivando-os a reaproveitar e a combater o desperdício alimentar. Esta edição do Green Chef contou com 64 vídeos de receitas feitas pelas equipas do Ensino Básico e Secundário das escolas DECOJovem. As equipas que ficaram classificadas em 1º lugar irão receber uma Action Cam e as restantes equipas também irão receber um prémio de participação.

Esta é uma iniciativa onde todos ganham e o Planeta é o grande vencedor!

Para saber mais sobre esta iniciativa explore a área dos recursos da DECOJovem.

Contactos

Data de atualização

08-04-2024

 

Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

CNCDA - República Portuguesa

w3cvalidhtml5png