Painel dos Cidadãos Europeus sobre desperdício alimentar | Recomendações

 

A terceira e última reunião do Painel dos Cidadãos Europeus dedicada ao desperdício alimentar decorreu entre os dias 10 e 12 de fevereiro, em Bruxelas. Nesta reunião foram apresentadas à Comissão Europeia as conclusões dos debates e as recomendações dos cidadãos.

O objetivo destes encontros é promover a troca de pontos de vista com os cidadãos e aproveitar as suas ideias sobre a forma de intensificar a ação para reduzir o desperdício alimentar na UE. O resultado deste painel são as recomendações dos cidadãos para apoiar o trabalho da Comissão sobre desperdício alimentar e ajudar os Estados-Membros a alcançar os objetivos de redução do desperdício alimentar da UE.

Os Painéis de Cidadãos são uma proposta da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que pretende ouvir os cidadãos antes de certas propostas legislativas. Esta ideia foi lançada na Conferência sobre o Futuro da Europa, com o intuito de reforçar a participação dos cidadãos na construção da UE e o primeiro tema escolhido para um Painel de Cidadãos foi o Desperdício Alimentar.

Este painel reuniu em três momentos distintos, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023. Saiba mais sobre esta iniciativa e assista aos debates aqui.

As Recomendações deste painel encontram-se em língua inglesa e brevemente serão disponibilizadas em língua portuguesa no website da CNCDA.

 

 

Contactos

Data de atualização

08-04-2024

 

Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

CNCDA - República Portuguesa

w3cvalidhtml5png