Novo apelo da FAO, rumo ao ODS 12.3

 

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), conjuntamente com outras organizações, lança um apelo para que governos, empresas, instituições e indivíduos se comprometam a alinhar as suas agendas para reduzir para metade o desperdício alimentar até 2030 e reduzir as perdas de alimentos em pelo menos 25%. É preciso acelerar as ações para alcançar a meta 12.3 dos ODS!

Com este apelo, a FAO pretende atingir 123 compromissos de governos, empresas e instituições, que originem uma redução substancial das emissões de gases de efeito estufa (GEE), numa das seguintes cinco áreas de impacto:

1. Integrar a perda e a redução de desperdício alimentar nas estratégias climáticas do país e da empresa.

2. Reduzir a perda e o desperdício alimentar ao longo da cadeia agroalimentar.

3. Estimular a ação ao nível nacional e das cidades.

4. Medir, relatar e criar marcos políticos e regulatórios para a redução de perdas e desperdício alimentares.

5. Apoiar a redução do desperdício ao nível dos consumidores através da sensibilização, da educação e da criação de condições para a mudança.

Para assumir um compromisso, preencha o formulário e envie uma mensagem para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

E não se esqueça de compartilhar uma fotografia do seu compromisso escrita numa placa. A FAO fornece ferramentas para aumentar sua exposição nas redes sociais.

Para mais informações e detalhes, consulte o folheto.

 

123ProdConsRespons Meta 12.3: até 2030, reduzir para metade o desperdício global de alimentos per capita ao nível do retalho e do consumidor e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita.

 

Contactos

Data de atualização

08-04-2024

 

Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

CNCDA - República Portuguesa

w3cvalidhtml5png