Quantificação do desperdício alimentar - Consulta pública (até 4 abril 2019)

A fim de ajudar os Estados-Membros a quantificar o desperdício de alimentos, em todas as fases da cadeia de abastecimento alimentar, a Comissão Europeia estabeleceu uma metodologia de medição que se encontra disponível para consulta pública, até ao próximo dia 04 de Abril.

Qualquer cidadão ou organização têm assim oportunidade de expressar o seu ponto de vista sobre a metodologia proposta.

A metodologia resulta do trabalho desenvolvido pela Comissão com peritos dos vários Estados Membros e dos conhecimentos dos intervenientes na cadeia de valor alimentar que participam na Plataforma da UE sobre Perdas Alimentares e Resíduos.

Com a revisão da legislação em matéria de resíduos, adotada em maio de 2018, foram introduzidas medidas específicas em matéria de prevenção dos resíduos alimentares, que permitirão à UE obter novos dados e mais coerentes sobre os níveis de resíduos alimentares. Estes dados são necessários para que os Estados-Membros implementem programas eficazes de prevenção de resíduos alimentares e ajudem a orientar os progressos da UE no sentido de se atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12.3, de reduzir para metade o desperdício de alimentos até 2030.

Participe!

Contactos

Data de atualização

08-04-2024

 

Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

CNCDA - República Portuguesa

w3cvalidhtml5png