Sessão de lançamento da consulta pública sobre a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar 2025+
A apresentação e lançamento da consulta pública sobre a proposta da nova Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar 2025+ (ENCDA 2025+) decorreu no Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) a 29 de setembro de 2025, data em que se assinala anualmente o Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes abriu a sessão pública, que contou com a participação das entidades da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), de entidades representativas de toda a cadeia agroalimentar e de outros parceiros.
As linhas de ação da ENCDA 2025+ e o processo de consulta pública foram apresentadas pelo GPP, entidade coordenadora da CNCDA, tendo sido efetuado um enquadramento dos principais elementos que caraterizam o desperdício alimentar em Portugal e dos objetivos, eixos orientadores e medidas a implementar.
Sob o lema - “Agir contra o desperdício alimentar”, o plano de ação da ENCDA 2025+ tem por base quatro eixos – Consumidor, Operadores da Cadeia Agroalimentar, Regulação e Incentivos e Institucional, privilegiando uma atuação integrada junto do consumidor, o reforço da intervenção em contexto escolar, o envolvimento das autarquias e a consolidação da articulação com os vários elos da cadeia agroalimentar, bem como a avaliação e acompanhamento dos aspetos legais, e o fortalecimento da governança.
Vídeo
Como keynote speaker convidada, a Professora Iva Pires da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, efetuou uma intervenção com o tema “Agir contra o desperdício alimentar: Do compromisso à ação”, tendo realçado que o desperdício é o resultado de um conjunto complexo de comportamentos e práticas de gestão alimentar, e não apenas de um único comportamento.
A sessão integrou a apresentação de projetos desenvolvidos no âmbito de Boas práticas de prevenção e combate ao desperdício alimentar desenvolvidas em Portugal, com intervenções de empresas e entidades da cadeia agroalimentar: Restolho (Projeto da AGROMAIS); Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA); Medidas para a prevenção do desperdício alimentar na Mercadona; Transformar a Alimentação em Oportunidade (Gertal); 360.come (Município de Guimarães / Laboratório da Paisagem).
A consulta pública da proposta da ENCDA 2025+ está a decorrer até 30 de outubro de 2025, podendo ser apresentados contributos para a consolidação do Plano de Ação através de formulário online.
Consultar a ENCDA 2025+ | Ver informação sobre a consulta pública
Fotos: GPP e MAgriM